No Feriado da Pátria nessa 2ª feira, 7/9, o GP Clássico a 1.45 metro encerrou o Concurso de Salto Nacional 4* 85º Aniversário do Clube Hípico de Santo Amaro. Dos 66 conjuntos, cinco habilitaram-se ao desempate e somente dois voltaram a zerar. Último em pista, o gaúcho Rafael Collares Lucas Rosa montando Horus Método, um BH de 9 anos, foi o grande campeão com mais uma apresentação perfeita, em 41s98.
Rafael e Horus Método: primeira grande vitória em um Clássico
“Estou muito feliz. Hoje a gente conquistou nosso primeiro grande título em GP Clássico. Depois de tanto tempo de trabalho é sempre bom a gente ver o retorno na pista. Agradeço ao meu cavalo Horus que fez o maior esforço pela gente”, destacou Rafael, 27, que monta Horus Método há três anos.
Rafael e Horus Método devidamente premiados
O cavaleiro olímpico Stephan Barcha, carioca que defende Brasília, com sua nova montaria Primavera Montana, BH de 8 anos, garantiu o vice com duplo zero em 43s71.
Stephan e Primavera Montana em salto perfeito
Já a 3ª colocação ficou com o cavaleiro da casa Mario Appel com Challenge Z, no melhor tempo, 41s54, mas com uma falta.
Mario e Challenger Z
Na 4ª e 5ª colocação aparecem os tops Marcello Ciavaglia com HST Cartouche, uma falta, 41s68, e José Roberto Reynoso Fernandez Filho com Cornet Dor JMen, oito pontos, 41s62. Completando o placar a 6ª colocação ficou com a gaúcha Ariane Ermel, esposa do campeão, com Sir Acalino Joter, que fechou a 1ª passagem com apenas 1 ponto perdido por excesso de tempo.
Copa Ouro: Giovanna Sobania e Atomo Classi é bi consecutiva
No sábado, 5/9, a principal atração foi a sempre muito disputada Copa Ouro, a 1.35 metro. Estiveram em pista 78 conjuntos, entre os quais nove habilitaram-se ao desempate e outros cinco fecharam com apenas 1 ponto perdido por excesso de tempo dado que o tempo limite do percurso estava apertado. Antepenúltimo conjunto em pista a dupla top paranaense Giovana Sobania e XK Atomo Classi, um puro sangue lusitano de 18 anos, mais uma vez confirmou favoritismo, cruzando a linha de chegada sem faltas em 38s54, resultado que lhes rendeu o bi consecutivo na Copa Ouro do Aniversário do CHSA.
Mais uma atuação Giovanna e seu Atomo Clasi: rainha e rei em provas de velocidade
Também com excelente atuação, a jovem amazona Maria Luiza Martha Vieira, a Malu, campeã brasileira pré-junior 2019 e sul-americana pré-junior 2018, com Acarole do Refúgio, garantiu o vice-campeonato sem faltas, 39s18, por São Paulo.Já a 3ª colocação coube ao cavaleiro top amazonense Pedro Paulo Cordeiro com Shy Boy, pista limpa, 40s48.
Malu e Acarole do Refúgio
Pódio Clássico
Gabriel Khoury, presdiente da FPH, Alexandre Leonor, presidente do CHSA, e Evandro Gervasio, delegado técnico da CBH, com os vencedores do Clássico
Campeão Rafael Collares Lucas Rosa / Horus Método – FGEE- 0/41s98
Vice Stephan de Freitas Barcha / Primavera Montana – FHBR – 0/43s71
3º Mario Appel / Challenger Z – FPH – 4/41s54
4º Marcello Ciavaglia / HST Cartouche – FPH – 4/41s68
5º José Roberto Reynoso Fernandez Filho / Cornet Dor Jmen = FPH – 8/41s62
6º Ariane Regina Ermel / Sir Acalino Joter – FGGE – 1 pp
Pódio Copa Ouro
José Martha, vice presidente da FPH, Camila Messias, diretora de Salto do CHSA, Alexandre Leonor, presidente do CHSA, e o cavaleiro Caio Carvalho Filho, namorado da campeã
Campeã Giovanna de Finis Sobania / Xk Atomo Clasi – FPrH – 0/38s54
Vice Maria Luiza da Silva Martha Vieira / Acarole do Refúgio – FPH – 0/39s18
3º Pedro Paulo Onety Cordeiro / Shy Boy – FAMH – 0/40s48
4º Raphael Machado Leite / Lara Império Egípcio – FPH – 4/37s10
5º Sergio Henrique Neves Marins / California 19 – FHMG – 4/40ss08
6º Sarah Azevedo Pimenta da Costa / Gentle Z – FpH – 4/40s7
CBH com fotos: Luis Ruas