À comunidade hípica. A atual gestão da FGEE reativou em 2022 o Ranking Gaúcho, que estava desativado há muitos anos…

  • Post publicado:23 de fevereiro de 2024
  • Categoria do post:Geral

À comunidade hípica ,

A atual gestão da FGEE reativou em 2022 o Ranking Gaúcho, que estava desativado há muitos anos, por entender ser de fundamental importância a valorização dos atletas gaúchos que obtém uma performance constante ao longo de todo um ano de competições. (Incluindo competições estaduais, campeonatos gaúchos, nacionais e brasileiros). Até aquele momento, eram valorizados apenas os Campeões Estaduais, vencedores de apenas um único final de semana de competição, sem que houvesse qualquer reconhecimento oficial para a performance dos atletas ao longo do ano.

Essa definição foi baseada nas experiências extremamente positivas observadas tanto na CBH, quanto nas maiores federações estaduais, onde a valorização do desempenho ao longo de todo um ano, via instituição dos Rankings, contribuiu para a evolução do esporte hípico nesses locais.

Dentro desse espírito, e como forma de reconhecimento pelos resultados obtidos ao longo de todo o ano, decidimos pela realização de um evento, no início do ano hípico seguinte, específico de premiação para os vencedores do Ranking dentro de suas categorias.

Ainda como forma de valorização, a FGEE concedeu para esses atletas uma premiação adicional, sendo que os ganhadores de 2022 foram contemplados com uma clínica com profissionais renomados, e os vencedores de 2023 terão isenção da taxa de Registro Anual.

Entendemos também ser importante aproveitar esse evento de reconhecimento para valorizar os atletas gaúchos que representaram o estado com mérito nos seus Campeonatos Brasileiros e Internacionais, pela relevância de levar a bandeira de nosso estado, e da FGEE, aos mais importantes eventos hípicos do calendário e, ainda, pelo esforço e desafio que é viabilizar esse tipo de participação fora do estado.

Temos recebido questionamentos pela não inclusão dos campeões estaduais nesse evento e, também, pelo fato de somente os Campeões do Ranking estarem sendo homenageados. Essas definições foram bastante discutidas em nível de Diretoria da FGEE, e foram adotadas considerando os seguintes critérios:

. Os campeões estaduais já recebem sua merecida homenagem durante o campeonato, com a premiação de podium e volta da vitória.

. A CBH e as maiores federações seguem esse modelo.

. Limitações orçamentárias que nos obrigam adequar custos e investimentos a nossa disponibilidade.

Gostaríamos de ressaltar que criamos um evento de reconhecimento que pretendemos que estimule o desejo de todos os atletas a se empenharem para estar entre os campeões do ano seguinte.

Nosso objetivo é o crescimento do hipismo no RS. Temos realizado diversas mudanças baseadas nessa meta. Sabemos que a inovação sempre traz alguns desconfortos, assim como estamos cientes da necessidade de ouvir a comunidade hípica e estar abertos a fazer correções de rumo, quando convencidos dessa alteração.

Certos de sua compreensão.

FGEE